Uso do telefone será cobrado por minuto; conta deve ficar até 70% maior

01/03/2007

Uso do telefone será cobrado por minuto; conta deve ficar até 70% maior

SÃO PAULO - A partir desta quinta-feira (1º), começa a mudança na cobrança de telefone: em vez de pulsos, o consumidor pagará pelos minutos utilizados. Essa alteração deve resultar em um aumento de 50% a 70% na conta mensal.

A estimativa é do economista Marcos Crivelaro, professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap).

A mudança será feita gradativamente até 31 julho. Em São Paulo, por exemplo, ocorrerá em junho. Os usuários devem ser avisados sobre a mudança pelo menos 30 dias antes de sua implementação. Além disso, as concessionárias precisam explicar quais serão as novas regras, a estrutura, a forma de cobrança e o preço das ligações.

Dois produtos


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferecerá dois produtos: o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferecimento Obrigatório (Pasoo).

Em um primeiro momento, todos os telefones irão para o plano básico. "A assinatura dos dois planos terá o mesmo valor. Posteriormente, o usuário poderá aderir ao plano alternativo", afirmou.

Básico ou alternativo


No caso do plano básico, apenas as chamadas de um minuto ficarão mais baratas que as atuais (uma redução de 30%). O custo mínimo de cada chamada é o equivalente a 30 segundos de conversação e não são cobradas chamadas com duração inferior a 3 segundos. Para quem faz chamadas de até 3 minutos, o melhor plano será o básico. Caso ultrapasse a franquia, o usuário pagará entre R$ 0,06708 e R$ 0,7445 por minuto, dependendo do horário e do dia da ligação.

No plano alternativo, cada vez que o usuário fizer uma chamada pagará o equivalente a quatro minutos de ligação, porém, os valores por minuto são menores do que no plano básico, com tarifas que variam de R$ 0,02549 e R$ 0,02794.

De acordo com o economista, as empresas de telefonia serão obrigadas a fornecer aos usuários o perfil do assinante, especificando o tipo de ligação que fazem e o tempo de duração de cada uma.

Essa informação é importante para que o consumidor saiba em qual plano de franquia ele melhor se encaixa. A maioria das pessoas fala ao telefone fixo de 5 a 12 minutos e, por isso, esse plano é indicado para a maioria dos usuários.

Na ponta do lápis


Para não errar nos cálculos do orçamento, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) fez um estudo das diferenças de preços entre os três planos, minuto a minuto.

Na tabela abaixo é possível conferir como era até hoje e como ficarão com as mudanças os valores das chamadas de um a cinco minutos em SP, RJ e no DF, bem como as diferenças entre um plano e outro.

São Paulo

Tempo de chamada

Atual (pulso)

Básico

Pasoo

Básico x Atual

Pasoo x Atual

Básico x Pasoo

1 min

R$ 0,15

R$ 0,10

R$ 0,18

-35%

25%

-92%

2 min

R$ 0,15

R$ 0,19

R$ 0,22

30%

49%

-15%

3 min

R$ 0,15

R$ 0,29

R$ 0,26

95%

74%

10%

4 min

R$ 0,29

R$ 0,38

R$ 0,29

30%

0%

23%

5 min

R$ 0,29

R$ 0,48

R$ 0,33

62%

12%

31%



Rio de Janeiro

Tempo de chamada

Atual (pulso)

Básico

Pasoo

Básico x Atual

Pasoo x Atual

Básico x Pasoo

1 min

R$ 0,16

R$ 0,10

R$ 0,20

-36%

24%

-94%

2 min

R$ 0,16

R$ 0,20

R$ 0,24

28%

49%

-17%

3 min

R$ 0,16

R$ 0,30

R$ 0,27

92%

74%

9%

4 min

R$ 0,32

R$ 0,40

R$ 0,31

28%

-1%

22%

5 min

R$ 0,32

R$ 0,51

R$ 0,35

60%

12%

30%



Distrito Federal

Tempo de chamada

Atual (pulso)

Básico

Pasoo

Básico x Atual

Pasoo x Atual

Básico x Pasoo

1 min

R$ 0,16

R$ 0,10

R$ 0,19

-34%

24%

-88%

2 min

R$ 0,16

R$ 0,21

R$ 0,23

32%

49%

-13%

3 min

R$ 0,16

R$ 0,31

R$ 0,27

98%

74%

12%

4 min

R$ 0,31

R$ 0,41

R$ 0,31

32%

0%

25%

5 min

R$ 0,31

R$ 0,51

R$ 0,35

65%

12%

32%



Planos fechados


O economista estima que as operadoras de telefonia fixa buscarão fidelizar usuários por meio de pacotes de minutos. Os planos utilizados apenas para falar deverão custar de R$ 50 a R$ 120. Já os planos que envolverem também a utilização da Internet poderão chegar a R$ 200.

"Observando esses valores e analisando países que já utilizam essa metodologia, é possível prever acordos ou disputas entre operadoras de telefonia fixa e móvel, que levarão os usuários a optar por banda larga para a utilização da Internet e a utilizar o telefone celular para conversar com outras pessoas", finalizou.



Fonte: InfoMoney

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