Dia dos Pais: gasto pela internet será 4 vezes maior do que em lojas.

10/08/2007

Dia dos Pais: gasto pela internet será 4 vezes maior do que em lojas.

SÃO PAULO - Pela internet, os filhos serão bem mais generosos na hora de comprar o presente do Dia dos Pais do que aqueles que optarem por comércios convencionais na capital paulista. Pesquisa divulgada na última quinta-feira (09) pela e-bit mostrou que a previsão do gasto médio para este ano é de R$ 300. Por outro lado, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que essa média será de R$ 70 nas lojas físicas: uma diferença, do menor para o maior, de 328% (mais de quatro vezes).

E, de um ano para o outro, o valor despendido para a compra do presente na web será 4% superior aos R$ 293 registrados no ano passado. "Na medida em que os e-consumidores mais experientes adquirem mais segurança no canal, a tendência é que realizem uma maior quantidade de pedidos em um menor espaço de tempo, além de que, ao terem uma boa experiência de compra, a probabilidade de que divulguem a internet a parentes e amigos aumenta consideravelmente", afirmou o diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti.

Produtos
O período de vendas do varejo eletrônico para o Dia dos Pais, que vai de 30 de julho a 11 de agosto, deve superar o faturamento do ano anterior e apresentar crescimento de 45%, contabilizando aproximadamente R$ 300 milhões frente aos R$ 215 milhões em 2006.

De acordo com a e-bit, no ranking dos produtos mais vendidos, os eletroeletrônicos, como televisores, MP3 players, aparelhos de som e DVD e câmeras digitais, além da categoria de Informática, devem manter o destaque conquistado nas últimas duas datas comemorativas do ano: Dia dos Namorados e Dia das Mães. Os Livros, Revistas e Jornais também devem continuar na liderança da lista de produtos mais vendidos.

Salário e comércio
Outro fator que estimula o aumento das vendas pela internet é o maior rendimento da população. "Com o incremento da massa salarial e políticas de pagamentos facilitados pelas lojas virtuais, o consumidor está mais disposto a gastar", diz Guasti.

Por fim, o crescimento do varejo físico, que no primeiro semestre foi de 9,6%, de acordo com o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, também influencia diretamente no crescimento do e-commerce.

Fonte: InfoMoney

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