24/08/2007
Consumo: solteiros preferem pagar mais caro por uma marca conhecida
SÃO PAULO - Pesquisa realizada pela consultoria Toledo & Associados em parceria com o Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing da ESPM revela que os solteiros se mostram dispostos a pagar mais por uma marca conhecida e dificilmente a trocam por outra, quando não a encontram.
Segundo o estudo feito em dez estados brasileiros, a idade média do público single é de 41 anos. Na maioria dos casos, essas pessoas possuem nível de escolaridade entre médio e superior e 80% integram as classes C e D.
9,2% das residências brasileiras
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os solteiros já representam cerca de 4 milhões de consumidores, espalhados em 9,2% das residências brasileiras.
Além disso, o levantamento da Toledo & Associados revela que os singles geralmente consomem pratos prontos e semi-prontos com mais freqüência que a maioria dos consumidores, sendo que 42% consomem de duas a três vezes por semana e 33%, uma vez por mês.
Por estes e outros motivos, esta fatia de mercado, que cresce em média 6% ao ano, vem atraindo cada vez mais a atenção das grandes indústrias, empresas de trade marketing e agências de publicidade.
Praticidade acima de tudo
Para o diretor de Planejamento e Negócios da Gerencial Brasil, Sidney Porto, o truque para conquistar os solteiros é oferecer praticidade, sem abrir mão da qualidade, já que esse nicho de público possui, via de regra, poder aquisitivo mais alto que a maioria das pessoas.
"A indústria investe nesse público com lançamentos, embalagens menores e ações específicas, mas ainda não se desenvolveu nas lojas o posicionamento correto dos produtos, nem o espaço que devem ocupar no ponto-de-venda", argumenta.
Segundo Porto, como estas pessoas normalmente têm pouco tempo para as compras, os estabelecimentos terão de agrupar os produtos em determinadas áreas, facilitando o acesso e diminuindo o tempo de procura.
Fonte: InfoMoney
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